Em declaração final da COP22, países prometem avançar na implementação do Acordo de Paris

Reunidos no último dia da 22ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP22), realizada em Marrakesh, no Marrocos, líderes mundiais prometeram avançar na implementação do Acordo de Paris, que entrou em vigor no início de novembro (4).

A proclamação final da COP22 cita um impulso irreversível sobre o combate à mudança climática no mundo, levado adiante não apenas por governos, mas também por cientistas, pelo setor privado e pela ação global de todos os tipos e níveis.

Foto coletiva dos participantes da COP22, ocorrida em Marrakesh. Foto: UNFCCC

 

O documento afirma que o “clima global está esquentando em um nível alarmante e sem precedentes e a comunidade internacional tem o o dever urgente de responder”. Além disso, destaca a necessidade de solidariedade com os países mais vulneráveis aos impactos da mudança climática.

Durante o encontro, os países desenvolvidos também reafirmaram a meta de mobilizar 100 bilhões de dólares por ano para ajudar no financiamento de projetos climáticos, melhorar a capacidade e a tecnologia no mundo inteiro.

O documento finaliza dizendo que agora que o processo chegou na fase de implementação e ação, os países reiteram a decisão de “inspirar solidariedade, esperança e oportunidade para as gerações atual e futura”.
Fonte: ONU Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *